Esse final de semana eu e meu marido participamos de um encontro de casal promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia de Patrocínio MG. Foi muito bom. o lugar era lindo e tão aconchegante, o pessoal que trabalha lá foi muito atencioso e a equipe do Lar e Família planejou tudo muito bem. Foi em um hotel fazenda que tem aqui perto de Patrocínio.
Eu fiquei maravilhada com toda aquela natureza. Escutávamos os passarinhos cantando o tempo todo. Deu para entender porque Ellen White ( depois falo sobre ela e sua vida dedicada ao serviço cristão) diz que devemos levar nossos filhos a desfrutar do sábado em meio a natureza é gratificante.
Tivemos uma palestra que foi uma benção para os casais presentes. Quem veio nos ministrar essa linda palestra foi o Pastor da Associação Mineira Central Noedson Dornelis.
Muito feliz em suas colocações ele abordou o assunto de que o divórcio não é plano de Deus para o homem. Não é dos planos de Deus que marido e mulher vivam separados. Para ilustrar sua palestra ela levou para nós o Filme "Prova de Fogo".Esse filme dos criadores de "Desafiando os Gigantes" da produtora BV Films foi lançado em 2009 e trás a história de um bombeiro bem sucedido profissionalmente (Caleb Holt) que anda em crise em seu casamento.A história começa quando os dois estão a ponto de se separarem. È quando o pai de Caleb dá a ele um diário que se trata de um desafio de 40 dias no qual cada dia Caleb tem de fazer diversas coisas para a sua esposa e aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. Nesse livro Caleb encontra dicas de atividades a serem desenvolvidas, como elogiar mais seu parceiro, escultar mais e surpreende-lo. Chamado de o "Desafio do Amor" esse livro pode ser feito por aqueles que decidirem após ver o filme acompanhar o exemplo do jovem bombeiro. O pastor Noedson após vermos o filme nos levou a analisar algumas cenas do filme e a observar como temos que estar compromissados em nossos casamentos para que possamos resistir as tempestades que rondam os casais.
São vários itens a serem observados como os parasitas do relacionamento, como aquilo que toma seu tempo de se relacionar com seu parceiro, outras pessoas que chegam com segundas intenções para cima de você ou dele, entre outros. Devemos saber identificar esses parasitas e nos afastar deles. Outro ponto bastante frisado por ele foi a questão de sabermos perdoar um ao outro mas o ponto forte do desenvolvimento disso tudo é entendermos a moral do filme. Falo ou não para vocês o que eu entendi. Deixo vocês assistirem e depois tirarem suas conclusões. Vou falar não consigo esperar. O ponto forte é que o Calebe só consegue salvar seu casamento quando ele coloca uma terceira pessoa no meio deles. Como assim? Uma terceira pessoa? Sim quando ele percebe que antes de poder amar a esposa ele deve amar a Cristo e que só assim ele estará capacitado a amar ela. O amor precisa de uma fonte maior que é Cristo. Nenhum relacionamento humano tanto entre casais, ou entre filhos e pais, amigos ou entre irmãos, pode resistir as situações da vida sem uma completa comunhão nossa com Cristo.
Ao começar o "Desafio do Amor", Calebe começou a perceber que não tinha a essência do amor em sua vida e isso o fazia querer desistir do desafio e até do próprio casamento. E não pensem que foi fácil para ele não, parecia que quanto mais ele se esforçava mais ela se afastava dele.
Sei que foram dois dias abençoados o encontro de casal 2012 aqui de Patrocínio, e se eu não tivesse ido eu teria perdido muita coisa. Agradeço a Deus a oportunidade de ter ido e peço ao Senhor que eu possa ir em todos os próximos que tiver.
Você já participou de um encontro de casal? Se não vá assim que tiver oportunidade é um investimento valioso para seu casamento. As palestras, a cumplicidade de vocês juntos sem os problemas do dia a dia, as surpresas do encontro, a mudança de ares tudo contribui para fortalecer seu casamento e a sua vida em família.
E lembre-se "casamento não é um contrato e sim uma aliança". Essa frase não é minha foi o Pastor Noedson que frisou bem isso para nós. Mas está valendo vou selecioná-la para meu livro de frases inesquecíveis. Pare agora e pense na diferença entre os dois conceitos. Vou deixar essa lição de casa para os casados e para aqueles que querem se casar algum dia.