Descobri que a vida é simples. Descobri que gosto de viver e que apesar de nem tudo ser como queremos, viver ainda é a melhor alternativa. Resolvi que preciso saber viver e não quero simplesmente passar pela vida. Para descobrir tudo isso eu conheci alguém que mudou minha forma de encarar a vida. Conheci a Jesus intimamente e descobrir o quanto preciso Dele para aprender a viver. E quero documentar aqui tudo que sinto, aprendo e vivo a partir dessa descoberta.
sábado, 21 de novembro de 2015
Reflexões de um inspirador sábado de novembro.
Não é fácil ser cristão. O dia a dia daqueles que buscam a santificação sempre trás situações que nos levam a desanimar ou a duvidar de nossa capacidade de seguir em frente. Se confiarmos em nossas próprias forças não conseguiremos vencer as dificuldades do dia a dia. Se confiarmos em nós mesmos não poderemos conseguir a santificação.
Então como podemos fazer se não temos forças para vencer?
Só existe uma forma de trilharmos os caminhos traçados por Cristo. Somente se buscarmos o Espírito Santo para nossa vida seremos capacitados por Ele para vencermos.
Hoje escutei um sermão que me fez refletir que mesmo vivos para o mundo, podemos está mortos espiritualmente.
A pregadora usou uma ilustração para introduzir a seguinte pergunta. Qual é o peso do pecado? Você consegue sentir o peso do pecado?
Certa vez, disse ela, um pastor fez essa pergunta a uma congregação e um rapaz disse que não conseguia sentir o peso de seu pecado. O pastor então fez uma comparação.
_ Se eu colocar um peso de 500 kg sobre uma pessoa morta o que ela sentirá?
Respondeu o rapaz:
_ Nada, ela já está morta.
Prosseguiu o pastor:
_ Então, se uma pessoa não consegue sentir o peso do pecado em sua vida é porque está morta espiritualmente.
Quando escutei a conclusão dessa ilustração usada pela pregadora eu fiquei muito preocupada. Comecei a pensar que certas vezes que na correria do dia a dia eu também não consigo sentir o peso do pecado em minhas costas. Como pode não ter pensado assim antes? Como posso não reconhecer o peso do pecado, se sou apenas uma pecadora? Será que não sentir o peso do pecado significa não me reconhecer como pecadora? E me reconhecer como pecadora resume tudo de mais precioso que tenho na minha vida, reconhecer o valor do sacrifício do Meu Salvador. A ilustração foi forte demais para mim, tanto que me levou a reflexão, mas como agradeço a Deus por essa ilustração porque ela me fez enxergar várias coisas.
Não conseguir reconhecer o peso do pecado, significa não dar oportunidade para que o Espírito Santo trabalhe em nossa vida. Sem o Espírito Santo é impossível chegar a santificação e sem santificação é impossível chegar a terra prometida.
Leiamos João 16: 5-15
“5E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”
O texto usado para essa reflexão está em Romanos 8:6-17
“6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
Para que o Espírito esteja em nós é preciso buscar. E buscar envolve entrega, estabelecimento de prioridades. È necessário colocar Deus no trono de nosso coração e dá a Ele o lugar que só a Ele pertence, o primeiro lugar.
È necessário tempo com Ele em oração, não uma oração mecânica, forçada mas uma oração sincera, uma conversa entre amigos. Velhos amigos que precisam se encontrar, precisam se relacionar. Ir até Ele como um filho que precisa do colo do Pai, que precisa dos conselhos e do amor do Pai. Um filho que se reconhece como frágil e dependente.
È necessário tempo com Ele em sua Palavra, lendo-a. Não uma leitura superficial, apressada mas uma leitura planejada, com intenção de aprender, pedindo a luz do Espírito Santo para o entendimento correto.
É necessário ir a igreja, não com pensamentos de participar de um encontro social, mas buscando aquilo que só a casa de Deus pode trazer um encontro fortalecedor para a nossa fé. Não querendo assistir ao culto como quem assiste a uma palestra, mas desejoso de participar do culto com o coração livre do peso desse mundo e disposto a adorar.
Ser cristão santificado realmente não é fácil, mas se nos entregarmos verdadeiramente nas mãos de Deus, Ele irá alcançar a vitória para nós. Reconhecer que essa vitória só virá se fizermos uma escolha por ela. Reconhecer que essa escolha não é única, definitiva mas é uma escolha diária e decisiva.
A oração nossa de cada manhã deveria ser a seguinte:
Senhor,
Hoje, eu me entrego a Jesus, com meu coração cheio das mazelas desse mundo, mas confiante de que Seu Santo Espírito pode recuperá-lo.
Hoje, eu renuncio o eu e me fortaleço buscando a Sua vontade para a minha vida.
Reconheço que não sou nada sem ti e que até para buscar fazer o que lhe agrada é preciso muita oração e entrega para mudar minhas vontades mundanas.
Só hoje Senhor faça de mim um instrumento de Sua vontade.
Somente hoje Senhor, me ensine a beber em sua infinita fonte de sabedoria.
Somente hoje Senhor, fortaleça em mim o desejo de te servir, te seguir e te amar.
E amanhã Senhor me relembre que preciso buscar por tudo isso novamente.
Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)