
No Japão no final de março à meados de abril ou maio acontece o Hanami Festival que significa "contemplar ou apreciar " as flores de cerejeira ou Sakurá como são chamadas por lá. Geralmente os parques, templos e algumas áreas de lazer ficam tomadas por florzinhas que agradam ao olhares de quem passa por eles. E nãosão só os japoneses que são encantados por toda essa magia das flores mas também turistas estrangeiros fazem questão de aparecer por lá durante esse período. Símbolo da Primavera no Japão o festival das flores de cerejeira é uma ótima oportunidade para encontros em família porque se aproveita essa oportunidade para a realização de diversas atividades e a principal atividade é o piquenique sob as árvores repletas de flores de cerejeira. Essa tradição já existe há séculos e é praticada pela maioria das famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi).Devido a isso, é comum haver uma superlotação e dificuldade de encontrar lugares bons para se fazer piquenique.O momento que as flores de cerejeira florescem é muito especial para o povo do Japão pois duram apenas de uma semana a 10 dias.
"Existem mais de 100 espécies de Sakurá no Japão, que variam de acordo com a cor das flores, folhas, tempo de floração e formação de árvore. Assim como existem cerejeiras de várias espécies, o mesmo ocorre para o real significado do Hanami, que varia de acordo com cada pessoa. O mais poético é o simbolismo da flor com a brevidade da vida, devido à sua efemeridade.
Outros significados do Hanami para os japoneses seria a oportunidade de ver e reunir os amigos e familiares para contemplar as flores e também jogar conversa fora. O Festival Hanami também representa uma forma de tirar o dia para relaxar e saborear quitutes como oniguiri, sushi entre outros, levados de casa, além de bebidas que vão desde chás à bebidas alcoólicas como cerveja e o saquê.É comum também as pessoas fazerem uma espécie de churrasquinho no parque, mas é um pouco diferente do churrasco brasileiro, pois no churrasco japonês é usado mais verduras do que carne. É comum também as pessoas levarem câmeras fotográficas para registrar através de fotos e filmagens, essa ocasião tão especial."www.japaoemfoco.com

Deus criou um mundo maravilhoso para que seus filhos desfrutassem e se encontrar com Ele através dessas pequenas contemplações. È propósito de Deus que tiremos um tempo para nos reunirmos em família, tanto "famílias de sangue" como famílias conquistadas ao longo da vida através das amizades que fazemos para estreitarmos os laços que nos une, nos conhecermos melhor e também através da apreciação da beleza de Sua criação sentirmos a Sua presença junto a nós.
Primavera é tempo renovação, de florescimento do novo. Nós agora no Brasil estamos no outono tempo de mudanças, de traçar novos caminhos. Será que não é hora de unirmos a renovação da primavera pela qual está passando nossos amigos que se encontram no Japão com as mudanças trazidas para nós aqui no Brasil com o outono e pararmos para pensar nos propósitos que Deus tem ao nos unir em famílias? Famílias que se amam, que brigam, que brincam, que almoçam juntas, que não se vêem a anos, famílias onde nascemos, famílias que aprendemos a amar através dos anos. Simplismente é tempo de achar tempo para as reuniões em família, simplismente é tempo de deixarmos tempo para mais cumplicidade, companheirismo e amor.
Sábado é momento de união no propósito de nos encontrarmos em família com o Criador. Sábado também é momento de reflexão a sós sobre o que Deus é para mim e para o outro.

Tire seu momento para refletir em quanto tempo você não faz uma reunião em família para curtir a natureza em sua volta. Tente programar algo para o próximo fim de semana, pode ser um piquenique, uma caminhada ou uma brincadeira em meio a natureza. Tire esse tempo para amar mais, perdoar mais e ser feliz ao lado dos que te ajudaram a construir aquilo que você é. Registre esses momentos assim como nossos amigos japoneses o fazem. E se quiser envie para nós compartilharmos aqui no blog seu momento com Deus e sua família. Festeje a família, ore e aprecie o quanto Deus faz difrença para vocês.