domingo, 26 de janeiro de 2014

Saldo Extra - 10 Mandamentos para o planejamento financeiro

Vamos começar a semana pensando no nosso planejamento financeiro.

Outras sobre domínio próprio e consumo


   Dias desse vi um filme que chamou minha atenção para o fato de como somos influenciados por aquilo que vemos, por aquilo que o outro vive. O filme em questão chama-se "Amor por Contrato" e conta o dia a dia de uma família composta por quatro pessoas, onde a mãe é a famosa atriz Demi Moore, que são contratados para passar aos que os cercam o estereotipo de família feliz e lançar tendências de consumo a todos que cruzarem seus caminhos.
   Depois que vi o filme eu me coloquei a pensar em alguns pontos que me levaram a refletir sobre a realidade presente no nosso cotidiano.
  Até que ponto somos influenciados por aquilo que o outro possui?
  Até que ponto "a grama do vizinho é mais verde que a minha", como diz o ditado?
  Até que ponto eu chego a me endividar para adquirir algo que me é apresentado pelo outro?
  Consumo, consumo e mais consumo somos bombardeados pela mídia, pela convivência em comunidade, pela vivência no trabalho, em casa, nas reuniões, até mesmo nas reuniões religiosas, por aquilo que o outro tem e eu não tenho. As vezes vivo bem sem um certo item em minha casa mas aí vejo na casa da vizinha a praticidade daquele item e pronto não consigo viver mas sem ele.
  Valores como honestidade, amizade, companheirismo e ética  são facilmente deixados de lado para satisfazer desejos egoístas e ambiciosos, desejos de cobiça, ganância que encontram terreno fértil em nosso coração se nos deixamos influenciar pela "lavagem cerebral que nos impulsiona ao consumo.
   Somos a propaganda mesmo sem querer, tem marcas e produtos especializados em si vender sozinhos. Basta olhar para sentir o desejo de adquiri-los. Tem objetos de consumo como roupas, sapatos, carros e etc que são verdadeiras tentações. Nos levam a pensamentos que nos afastam cada vez mais de Deus.  Pensamentos como: Quero ter um igual aquele, imagina não estou cobiçando é que achei bonito e quero um. Será que não é cobiça mesmo? A pergunta é será que preciso de um ou só quero um? Outro pensamento, preciso trabalhar mais para conseguir ter mais dinheiro disponível porque ele pode e eu não? Será que ele comprou no dinheiro ou a prestação e quando é assim está devendo até as calças. Cuidando da vida alheia, alimentando a fofoca. Pensamentos que nos levam a deixar a família de lado, hoje não posso ir com meus filhos ao parque, vou fazer hora extra para ter mais recursos, não vou ficar para trás do fulano. Meu relacionamento com Deus está desagastado mas não tenho tempo para ficar "comendo" Bíblia trabalho muito preciso sustentar os luxos aqui de casa. Estou até aqui de financiamentos intermináveis que  tem me tirado o sono, vivia tão tranquilo agora sou ansioso e preciso tomar remédios até para dormir e por aí vai.
  Nossa natureza humana se manifesta para o que nos leva ao fracasso espiritual, é mais cômodo olhar para o que tem mais que nós nunca para o que tem menos.Porque o inimigo de Deus sabe que se olhamos para o que tem menos serão despertados em nós, na maioria das vezes, sentimentos de gratidão pelo o que temos ou sentimentos de compaixão pelo outro.Caímos aqui na questão já levantada por mim em outro post do domínio próprio que por nossas próprias forças é impossível de adquirirmos. A Bíblia tem antídoto para todos os problemas da humanidade e para esse também não é diferente. Reflita na vida de Jesus por uns minutos todos os dias, sua infância pobre mas feliz em ajudar a mãe, o pai, sua adolescência  estudando a palavra do Senhor "crescia em estatura e graça", sua vida adulta pronto a ajudar, discipular e perdoar ao
próximo, orar a Deus, sua morte entregue como um cordeirinho para tirar os pecados de uma humanidade caída.
   Se o seu exemplo de vida feliz é o seu vizinho bem sucedido, ou aquela famosa da televisão que tem de tudo é uma mulher independente, rica,  poderosa entre outros, infelizmente um dia ou outro você vai cair
em depressão ou coisa parecida mas se seu exemplo de vida é um certo Rei que deixou tudo para te salvar vivendo uma vida simples mas plena de sabedoria aí ninguém pode te tirar o chão porque você não precisa dele para andar você já vive nas nuvens.
  


Líções da Bíblia - Lição 5 - Discipulando os enfermos 25/01/2014 a 31/01/2014

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Marquinhos Maraial, Sábado.

Desfrutem de mais um dia do Senhor. Reflitam em sua Palavra e descansem em contato com sua criação.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Casais inteligentes enriquecem juntos

Hoje quero dividir com vocês um achado que adquirir em minhas férias de dezembro de 2013 e que me impulsionou a criar o Projeto Cofrinho. Se trata do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" de autoria de Gustavo Cerbasi, Editora Gente.


Apesar de ter comprado o livro em dezembro de 2013 só agora que conseguir terminar a leitura, pois vocês me conhecem, começo a ler vários livros ao mesmo tempo. Agora mesmo estou lendo três.
Voltando ao assunto em questão, eu já conhecia o trabalho do autor Gustavo Cerbasi - consultor, palestrante, mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) - porque a algum tempo acompanho o site dele (www.maisdinheiro.com.br).
Gosto da linguagem usada por ele para abordar temas como investimentos e juros. Seu trabalho no site, como no livro trás para os leitores uma visão leve de planejamento financeiro.
Com mais de um milhão de livros vendidos, esse livro já serviu de inspiração para o filme "Até que a Sorte Nos Separe" com Danielle Winits e Leandro Hassum o qual já assistir e também gostei muito.
O livro trás sugestões para todos os tipos de casais, namorados, noivos, casais com filhos e casais sem filhos abordando diferentes estratégias para a administração das finanças da família.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Domínio Próprio, Sansão e compras.

      A semana passada estava estudando sobre a vida de Sansão para a Escola Sabatina dos Juvenis e pensando em controle orçamentário, acho que a história desse personagem bíblico tão forte mas ao mesmo tempo tão fraco nos cae bem.
Sansão foi criado para ser fiel a Deus e começar a libertação do povo de Israel. Foi exigido de sua mãe que exercesse temperança mesmo antes de seu nascimento. Sansão foi um menino criado em um ambiente propício a levá-lo a ser um filho obediente a Deus mas infelizmente ao se tornar dono de suas escolhas ele preferiu desobedecer. A satisfação dos prazeres carnais falou mais alto ao seu coração.
     Quando penso em satisfação de prazeres, penso em quanta coisa compramos para satisfazer desejos momentâneos. Penso em quanto gastamos para manter um padrão de vida que faz "vista para os outros". Penso em quanto precisamos de conexão com Deus em nossas vidas porque se precisamos nos satisfazer em desejos materiais isso significa que falta algo em nós. E esse algo que falta em nós é a presença de Deus.
      Domínio próprio faltava a vida de Sansão, hoje em dia é comum dizer que se faz compras para se manter tranquilo ou para manter a auto estima ou ainda para não se sentir deprimido. Acredito que essa possa ser uma boa forma de afastar a depressão mas só até a hora em que chega a fatura do cartão, aí a depressão volta com tudo acompanhada da sensação de fracasso por ter que pagar mais uma dívida, ás vezes desnecessárias. 
      Sansão sofreu muito mas conseguiu exercer o domínio de si mesmo quando reconheceu que sua força vinha de Deus e grande feito fez pelo seu povo após reconhecer isso.
     Não sei se sua situação financeira está um caos, não sei se você está usando seu dinheiro para manter um padrão maior do que aquele que você precisa para viver confortavelmente e nem sei se usa usando seu cartão de crédito como pílula para a depressão. O que eu sei é que existe um Deus maior do que qualquer satisfação que uma compra possa causar ou maior do que qualquer status. E esse  Deus está nos esperando de braços abertos para nos tornar fortes como Sansão e cheios de coragem frente aos desafios, sejam esses financeiros ou não. Entregue sua vida a Cristo, seu domínio próprio, sua força e sua sabedoria dependem unicamente Dele. 
" ... A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam. 
Justamente aqueles que Deus Se propõe usar como Seus instrumentos para uma obra especial, Satanás, empregando seu máximo poder procura transviar. Ele ataca em nossos pontos fracos, procurando, pelos defeitos do caráter, obter domínio sobre o homem todo; e sabe que, se tais defeitos são acalentados, terá bom êxito. Mas ninguém precisa ser vencido. O homem não é deixado só a vencer o poder do mal pelos seus fracos esforços. O auxílio está às mãos, e será dado a toda alma que realmente o desejar. Anjos de Deus, que sobem e descem pela escada que Jacó viu em visão, auxiliarão a toda alma, que o deseje, a subir mesmo aos mais altos Céus. " 
 Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, cap. 54, página 417.


domingo, 19 de janeiro de 2014

Meditação 1- Projeto Cofrinho






"Não andeis, pois a indagar o que haveis de comer ou beber e não entregueis as inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas."Lucas 12:29-31

Atingir independência financeira é bom, poupar para atingir objetivos também mas tomemos o cuidado de não fazer disso nosso objetivo de vida. Objetivo de vida é servir a Cristo e se encontrar com ele um dia na Canãa Celestial.

Projeto Cofrinho - identificando alguns vilões da poupança da família.

Como poupar para atingir objetivos ganhando pouco?
Essa pergunta tem me incomodado desde que comecei a idealizar o Projeto Cofrinho, confesso que de lá para cá ainda não poupei nem um centavo, acho que é por isso que demorei tanto a compartilhar minhas ideias com vocês.
Cresci pensando que para poupar algum dinheiro tínhamos que nos privar de algumas coisas, às vezes até necessárias, senão o dinheiro acabava todo e não podíamos fazer aquela tão esperada viagem de fim de ano, ou mesmo não conseguiríamos a tão necessária reforma.
Depois que estudei economia vi realmente que se não nos privamos de algumas coisas que podem esperar não conseguimos atingir nossos objetivos, a não ser que o seu objetivo seja não poupar nada e viver de acordo com seus instintos consumistas. Só que hoje em dia busco conciliar "fazer alguns sacrifícios" sem deixar de ter uma vida confortável.
Gastos são necessários para se viver mas agora depois de casada e com uma filha percebo que a experiência é crucial para que reforcemos  nosso aprendizado. Experiência essa que me ensinou a saber poupar mesmo quando é preciso comprar os materiais escolares dos filhos e pagar o IPVA do carro. Viver sem dívidas e ainda conseguir poupar um pouco é uma questão de planejamento, porque sem ele como destinar os valores certos para cada coisa, esse planejamento nos leva a pensar em uma planilha simples mas necessária para o controle dos nossos rendimentos versus gastos.
Outro ponto que a experiência me trouxe foi que esse planejamento envolve muito mais que uma planilha de receitas versus despesas mas uma organização geral em todos os gastos da família.Por exemplo, se não tivermos o hábito de estabelecer um cardápio semanal gastaremos mais com supermercados, feiras e açougues do que poderíamos gastar se tivéssemos nos planejado antes. Estou procurando aderir a essa mudança de hábito de estabelecer cardápios e estou vendo a diferença nas semanas em que o coloco em prática. Outro ponto que tenho observado em minha rotina diária é que ir às compras com as crianças é um risco para se gastar mais que o previsto, a não ser que seus filhos sejam controlados em relação a compras de supérfluos. Ainda em relação ao supermercado a velha e boa lista de compras ajuda muito para se manter no planejado. Bom por hoje estou me lembrando dessas dicas para que o Projeto Cofrinho comece a entrar em ação, vou acrescentando outras ao longo do processo. 
Vou deixar aqui uma planilha que utilizo a algum tempo para controle e que pretendo voltar a usar direitinho durante esse ano, quem sabe pode ser útil para vocês também. 
O blog precisa de vocês, sua opinião é muito importante para mim, por favor façam seus comentários, adicione suas experiências, colabore. 

Tabela de Controle Orçamentário
 Mês: 
Renda familiar líquida: (todos os salários da família)
(Aqui descontamos impostos, dízimos e ofertas)
Poupança fixada:                                                 Poupança real:
Despesas:
Aluguel
Condomínio
Água
Luz
Gás
Telefone fixo
Celular
Cartões
Mensalidade escola
Mensalidades convênios
Cursos
Alimentação: (supermercado, feiras, marmitas, açougues, padaria, etc)
Transporte: gasolina, transporte coletivo, transporte escolar, etc)
Farmácia
Vestuário: (roupas e sapatos)
Prestações (crediário, casa própria)
Consertos
Lazer
Outras despesas
Total de gastos:

 
 








sábado, 18 de janeiro de 2014

Livro - Deus e o Anjo Rebelde

Estou começando a ler juntamente com a Classe dos Juvenis da Igreja onde frequento o livro Deus e o Anjo Rebelde de autoria de Sally P. Dillon, tradução Eunice Scheffel do Prado, Editora Casa Publicadora Brasileira. Gostaria de compartilhar com vocês o que estou descobrindo com a leitura do livro, pretendo também publicar os questionamentos e respostas que chegarmos com o estudo do livro. Comentem também o que acharam, suas dúvidas e questionamentos. Venha acompanhar a leitura conosco também, essa semana vamos nos atentar a leitura do Capítulo 1- Jesus ama a todos. Abraços.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

De volta...

Ano novo, ficamos mais propensos a mudanças. Eu sei que fiquei muito tempo afastada do blog mas fiz o propósito de nesse ano novo em que já estamos, retomar as minhas postagens. Fico muito feliz de saber que mesmo abandonado o blog está com seu número de visitações crescendo e isso está trazendo para mim um entusiasmo novo para retomar de onde paramos. Sabe o projeto cofrinho? Tenho lido muito sobre educação financeira e vamos começar as postagens. Tenho outros projetos em mente para o blog peço a todos que se interessam por esse projeto pessoal e missionário que orem junto comigo para que dê tudo certo.
Quero convidar vocês a comentarem as postagens, expor sua opinião e contribuir com suas dúvidas e seus conhecimentos sobre os assuntos por nós aqui apresentados. Espero que todos continuem acompanhando o projeto Reavivados por sua Palavra. 
Vamos em frente porque a luz do Santo Espírito de Deus está conosco.
Para retomar com força total quero deixar para você um achado meu que tem feito diferença em minha vida o DVD Adoradores da Gravadora Novo Tempo è surpreendente a capacidade que esse DVD tem de nos levar a adoração.
No mais até a próxima.