segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Domínio Próprio, Sansão e compras.

      A semana passada estava estudando sobre a vida de Sansão para a Escola Sabatina dos Juvenis e pensando em controle orçamentário, acho que a história desse personagem bíblico tão forte mas ao mesmo tempo tão fraco nos cae bem.
Sansão foi criado para ser fiel a Deus e começar a libertação do povo de Israel. Foi exigido de sua mãe que exercesse temperança mesmo antes de seu nascimento. Sansão foi um menino criado em um ambiente propício a levá-lo a ser um filho obediente a Deus mas infelizmente ao se tornar dono de suas escolhas ele preferiu desobedecer. A satisfação dos prazeres carnais falou mais alto ao seu coração.
     Quando penso em satisfação de prazeres, penso em quanta coisa compramos para satisfazer desejos momentâneos. Penso em quanto gastamos para manter um padrão de vida que faz "vista para os outros". Penso em quanto precisamos de conexão com Deus em nossas vidas porque se precisamos nos satisfazer em desejos materiais isso significa que falta algo em nós. E esse algo que falta em nós é a presença de Deus.
      Domínio próprio faltava a vida de Sansão, hoje em dia é comum dizer que se faz compras para se manter tranquilo ou para manter a auto estima ou ainda para não se sentir deprimido. Acredito que essa possa ser uma boa forma de afastar a depressão mas só até a hora em que chega a fatura do cartão, aí a depressão volta com tudo acompanhada da sensação de fracasso por ter que pagar mais uma dívida, ás vezes desnecessárias. 
      Sansão sofreu muito mas conseguiu exercer o domínio de si mesmo quando reconheceu que sua força vinha de Deus e grande feito fez pelo seu povo após reconhecer isso.
     Não sei se sua situação financeira está um caos, não sei se você está usando seu dinheiro para manter um padrão maior do que aquele que você precisa para viver confortavelmente e nem sei se usa usando seu cartão de crédito como pílula para a depressão. O que eu sei é que existe um Deus maior do que qualquer satisfação que uma compra possa causar ou maior do que qualquer status. E esse  Deus está nos esperando de braços abertos para nos tornar fortes como Sansão e cheios de coragem frente aos desafios, sejam esses financeiros ou não. Entregue sua vida a Cristo, seu domínio próprio, sua força e sua sabedoria dependem unicamente Dele. 
" ... A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam. 
Justamente aqueles que Deus Se propõe usar como Seus instrumentos para uma obra especial, Satanás, empregando seu máximo poder procura transviar. Ele ataca em nossos pontos fracos, procurando, pelos defeitos do caráter, obter domínio sobre o homem todo; e sabe que, se tais defeitos são acalentados, terá bom êxito. Mas ninguém precisa ser vencido. O homem não é deixado só a vencer o poder do mal pelos seus fracos esforços. O auxílio está às mãos, e será dado a toda alma que realmente o desejar. Anjos de Deus, que sobem e descem pela escada que Jacó viu em visão, auxiliarão a toda alma, que o deseje, a subir mesmo aos mais altos Céus. " 
 Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, cap. 54, página 417.


Nenhum comentário:

Postar um comentário