domingo, 19 de abril de 2015

Livro Orientação da Criança - Ellen G. White

Não sei se já falei isso aqui no blog mas eu gosto muito de ler. Desde que comecei a ler nunca mais parei. Está certo que hoje em dia leio bem menos que há uns anos atrás mas isso se deve as tarefas do dia a dia que aumentaram e mudaram durante todo esse tempo, acredito que isso é normal e que vai ter tempos em que lerei mais e tempos em que lerei menos mas o importante é que gosto muito de ler e tenho conseguido encaixar minhas leituras nas 24 horas diárias que Deus me proporciona a cada dia. Hoje quero compartilhar com vocês algmas observações de alguns livros que estou lendo no momento e para começar vou deixar aqui minhas observações sobre o livro Orientação da Criança da escritora inspirada por Deus Ellen G. White que deixou nesse livro orientações preciosas para aqueles pais que buscam educar seus filhos de forma a estarem preparados no retorno de Jesus. Escolhi esse livro porque estou lendo-o para participar de um grupo de oração e estudo na igreja onde frequento. Para começar vou colocar aqui hoje algumas observações referentes ao capítulo 1 - A importância da escola do lar.
Hoje em dia é comum as crianças irem cada vez mais cedo para a escolinha. As mães que se veem envoltas entre seus múltiplos papéis não encontram outra alternativa que não seja a de colocar os cuidados com seus filhos nas mãos de terceiros justamente para correr atrás de uma vida melhor para sua família. Esse é o dilema da mãe moderna. Algumas mães até abrem mão de sua vida profissional para se dedicar a criação dos filhos mas até essas as vezes se veem perdidas entre a responsabilidade de ser mãe, mulher e administradora do lar. Nesse capítulo Ellen G. White deixa claro a necessidade de assumirmos nossa responsabilidade como pais, principalmente a mãe como mãe de educar seus filhos. 
"É no lar que a educação da criança deve ter início... Ali tendo os pais como instrutores, a criança terá que aprender as lições que devem guiá-la por toda vida - lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio. Não permitem que a educação no lar seja considerada uma questão secundária... Aos pais é dada a missão de moldar a mente dos filhos. O lar pode ser uma escola em que as crianças são verdadeiramente moldadas no caráter, a semelhança das colunas de um palácio. Jesus adquiriu Sua educação no lar. A mãe foi Sua primeira professora humana." Orientação da criança - pags. 12, 13 e 14.
Os conselhos estão aí para nos orientar os filhos precisam do carinho e dedicação dos pais. É necessário aos pais ter tempo de qualidade para está com seus filhos, é necessário planejar e organizar a rotina das crianças, verificar o que elas estão vivenciando sendo na escolinha ou com uma cuidadora ou até mesmo sob os cuidados de avós ou da própria mãe. A educação começa no lar e todo momento é hora de educar e ensinar aos filhos. E ao contrário do que possa parecer nesse mundo capitalista em que vivemos a formação do caráter de seu filho depende daquilo que você transmite a ele quando pequeno, portanto cuidado com aquilo que está sendo oferecido aos seus filhos para sua educação.Lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio são aprendidas na "escola do lar e não na escola onde seu filho vai para aprender a ler e escrever. 
A professora de seu filho não está ali para formar o caráter da criança e sim para capacitá-lo para o mercado de trabalho que o espera futuramente.
Não estou querendo dizer com isso que as mães devem abandonar seu trabalho para se dedicar exclusivamente aos filhos. Por favor, não é isso que quero dizer porque isso tem que ser observado de acordo com o padrão de vida de cada família e também não é quantidade de tempo e sim tempo de qualidade que os filhos precisam de ter junto aos pais. Pense nisso.
Se quiser acompanhar essa leitura comigo no site centrowhite.org.br voce tem acesso a vários livros da escritora Ellen White para baixar e ler gratuitamente inclusive esse livro que estamos nos refererindo aqui.
Bom por hoje vou encerrando por aqui. Se você também quer compartilhar suas idéias sobre filhos e educação de filhos deixe suas observações nos comentários que terei prazer em dialogar com você. 
Fiquem com Deus.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Reflexão a Palavra do Senhor (parte 2)

Continuando nossa postagem de ontem, vamos continuar pensando na vida da mulher do fluxo de sangue de Mateus 9:19-22. Imaginem os pensamentos que rondavam a cabeça daquela mulher. Ela não podia se misturar no meio da multidão porque era considerada uma mulher impura mas ela estava ali misturada a multidão e buscando por um milagre. Ela sabia que poderia ser punida por seu ato, ela não podia tocar em Cristo porque era impura mas o tocou. Ela sabia e acreditava que com apenas um toque em suas vestes, Ele a curaria - isso é fé, isso é o poder da fé - leiamos Lucas 8:45-48. Jesus mostrou que é preciso tornar público nosso amor e nossa fé para que o milagre seja completo e aquela mulher mesmo com medo declarou a todos que Jesus a curou e eu? Será que tenho tido a coragem de declarar aos outros que Jesus é o meu Salvador, meu mantenedor?  E que sua graça é capaz de tornar meu coração cheio de pecados que o tornam impuro em um coração limpo e puro? Será que minha fé é suficiente para entrar no meio da multidão e declarar que Jesus é meu Salvador?
Essas duas passagens me tocaram profundamente mas antes de encerrar gostaria de falar de mais uma passagem que me preocupa profundamente quando penso em nós que estamos aqui com Jesus ao nosso lado. Essa passagem encontra-se em Mateus 8, Marcos 4 e Lucas 8 vamos ler Lucas 8: 22-25. Jesus estava no meio dos discípulos, aqueles que presenciaram todos os milagres e maravilhas feitas por Jesus, aqueles que o acompanhavam diariamente e mesmo assim eles não confiaram em seu poder para os salvar. Ao chegar a tempestade tiveram medo e pensaram que iriam afundar mesmo com Jesus ao lado. E Cristo os perguntou onde está a sua fé? E eu nos pergunto onde está a nossa fé diante das tempestades da vida? Onde está a fé que nos impulsiona a mudar de vida como Zaqueu e a confiar e crer como a mulher do fluxo de sangue? Onde está a fé que nos leva a declarar que o poder de Deus é maior que a turbulência.
Se minha fé vacila é preciso buscar, passar mais tempo com Jesus, se as dificuldades crescem mais é preciso buscar sua presença em minha vida. Não um buscar ficar na presença do Senhor mas não o senti-lo comigo porque senão ficaria igual aos discípulos, juntos de Jesus e mesmo assim separados Dele pelo medo, pela falta de fé. A fé só cresce pelo buscar como já vimos na Palavra de Deus e será que o que me falta é buscar mais e procrastinar menos? Buscar mais e me ocupar menos com coisas secundárias que me afastam de meu Salvador.
Essa longa reflexão faz parte de minhas considerações acerca dos meus estudos a Palavra do Senhor espero que outras pessoas que me acompanham aqui no blog possam também refletir sobre como anda sua busca por Cristo se essa busca faz diferença ou não está sendo suficiente para te preencher com o amor que vem Dele. Comente, sua opinião é muito importante para mim. Um abraço.


terça-feira, 7 de abril de 2015

Reflexões da Palavra do Senhor (parte 1)

Você já parou para pensar em o que você busca quando chega a procurar por Jesus? Todos nós temos muitas buscas em nossas vidas, buscamos sucesso, dinheiro, felicidade, reconhecimento, amores enfim buscamos preencher um vazio que existe dentro de nós. E só quando somos levados a conhecer Cristo é que esse vazio começa a ser preenchido. Perto do que Cristo representa para nós todas essas buscas humanas ficam tão pequenas, insignificantes. Quando buscamos pelo Salvador, buscamos por uma paz interior que não podemos explicar e chegamos a conclusão que só existe uma forma de preencher o vazio interior que chega a nos sufocar. Só mesmo uma força inexplicável aos olhos humanos pode nos preencher definitivamente e a Palavra do Senhor - a Bíblia - nos diz que essa força se chama fé.
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Hebreus 11:1
Se precisamos sempre buscar por algo que nos preencha e sabemos que somente pela fé seremos completados, então as perguntas que precisamos responder é : Como ter fé? E ter fé em quê?
Fé em um Salvador com um amor inexplicável que tomou os meus pecados e morreu para mim salvar, fé em um amigo que não desiste de mim mesmo quando eu me afasto e não quero conversa, fé em um Pai que não me abandona nem mesmo quando tomo caminhos errados, fé no Criador, no dom da vida, fé no inexplicável mas presente em minha vida.
Como então reconhecer um Deus maravilhoso assim e se entregar sem ressalvas a esse amor. A Bíblia diz que somente pelo conhecer posso me dar conta de como preciso ter fé nesse Pai, Amigo e Salvador.
"E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus." Romanos 10 :17
Buscando a Palavra do Senhor me deparei com três milagres feitos por Jesus que me chamaram a atenção.
O que chamou a minha atenção foi o fato de que essas narrativas têm haver com fé que leva a ação, ou seja tenho fé por isso busco a Cristo e Ele somente Ele me transforma.
A primeira passagem bíblica que quero destacar aqui hoje está no Evangelho segundo Lucas no capítulo 19: 1-10 uma passagem muito conhecida conta a história de um homem maioral dos publicanos (nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano), rico. Que apesar de sua baixa estatura procurava uma forma de ver a Jesus. Como uma multidão cercava a Jesus, ele resolve então subi em uma sicômoro (árvore pequena, tipo rasteira cujo o tronco principal é pequeno mas suas ramificações são grandes e inclinadas o que facilita tanto a subida como a descida sobre elas) para ver o Mestre passar mas qual foi sua surpresa como também da multidão quando Jesus anunciou que iria ficar em sua casa naquele dia.
Zaqueu ouviu sobre Jesus e buscou conhecê-lo melhor, ele era um homem que se enriqueceu desonestamente, homem que se aproveitava do próximo para obter vantagens próprias mas apesar de sua condição de pecador reconhecido por aquele povo ele resolveu que iria buscar ver Jesus - como o coração pecador daquele homem se tocou quando ficou sabendo do amor de Jesus. Se Ele te chamar não endureça o seu coração apesar de toda as circunstancias ao seu redor.A multidão não foi empecilho para Zaqueu, ele conseguiu contornar a multidão. A multidão de problemas, de afazeres, de divertimentos não devem ser razoes suficientes para nos afastar do nosso Mestre amado.Zaqueu acreditou e buscou e foi transformado pelo poder do amor de Cristo.
A segunda passagem se referi a mulher com o fluxo de sangue. Essa história eu encontrei em três evangelhos Mateus, Marcos e Lucas vamos acompanhar a narrativa do evangelho de Mateus 9:19-22. Essa mulher mostra que mesmo diante as dificuldades Cristo é vivo e presente em nossas vidas. Seu poder é capaz de nos alcançar em qualquer circunstância. Ela vivia reclusa em um local reservado para que as mulheres ficarem durante seu fluxo menstrual, porque nesse período a mulher era considerada impura para ficar junto a sociedade mas como ela tinha essa doença, uma hemorragia constante ela não podia sair dali era considerada impura constantemente. A Bíblia diz que já haviam 12 anos que ela estava ali. Já parou para pensar no que seria a vida daquela mulher há anos afastada dos amigos, parentes, sem poder ir ao trabalho, a escola, a igreja, apenas convivendo com as mulheres que passavam por ali? Vemos que ela tinha tentado de tudo para se curar porque a Bíblia diz que ela havia gastado todos seus bens em busca da cura. Não se sabe como ela ouviu falar de Jesus mas com certeza foi através das mulheres que iam ao local de reclusão em que ela ficava. Ela ouviu e acreditou, ela ouviu e teve fé, ela ouviu e resolveu que não ficaria ali sem tentar, sem buscar por Jesus. Ela decidiu enfrentar todas as dificuldades e todos os empecilhos para chegar até Cristo. Vou dividir essa postagem em duas porque sinto que ele está ficando muito grande, amanhã postarei o restante para terminarmos as considerações sobre essas histórias tão lindas sobre fé. Não fique sem acompanhar.