
Hoje em dia é comum as crianças irem cada vez mais cedo para a escolinha. As mães que se veem envoltas entre seus múltiplos papéis não encontram outra alternativa que não seja a de colocar os cuidados com seus filhos nas mãos de terceiros justamente para correr atrás de uma vida melhor para sua família. Esse é o dilema da mãe moderna. Algumas mães até abrem mão de sua vida profissional para se dedicar a criação dos filhos mas até essas as vezes se veem perdidas entre a responsabilidade de ser mãe, mulher e administradora do lar. Nesse capítulo Ellen G. White deixa claro a necessidade de assumirmos nossa responsabilidade como pais, principalmente a mãe como mãe de educar seus filhos.
"É no lar que a educação da criança deve ter início... Ali tendo os pais como instrutores, a criança terá que aprender as lições que devem guiá-la por toda vida - lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio. Não permitem que a educação no lar seja considerada uma questão secundária... Aos pais é dada a missão de moldar a mente dos filhos. O lar pode ser uma escola em que as crianças são verdadeiramente moldadas no caráter, a semelhança das colunas de um palácio. Jesus adquiriu Sua educação no lar. A mãe foi Sua primeira professora humana." Orientação da criança - pags. 12, 13 e 14.
Os conselhos estão aí para nos orientar os filhos precisam do carinho e dedicação dos pais. É necessário aos pais ter tempo de qualidade para está com seus filhos, é necessário planejar e organizar a rotina das crianças, verificar o que elas estão vivenciando sendo na escolinha ou com uma cuidadora ou até mesmo sob os cuidados de avós ou da própria mãe. A educação começa no lar e todo momento é hora de educar e ensinar aos filhos. E ao contrário do que possa parecer nesse mundo capitalista em que vivemos a formação do caráter de seu filho depende daquilo que você transmite a ele quando pequeno, portanto cuidado com aquilo que está sendo oferecido aos seus filhos para sua educação.Lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio são aprendidas na "escola do lar e não na escola onde seu filho vai para aprender a ler e escrever.
A professora de seu filho não está ali para formar o caráter da criança e sim para capacitá-lo para o mercado de trabalho que o espera futuramente.
Não estou querendo dizer com isso que as mães devem abandonar seu trabalho para se dedicar exclusivamente aos filhos. Por favor, não é isso que quero dizer porque isso tem que ser observado de acordo com o padrão de vida de cada família e também não é quantidade de tempo e sim tempo de qualidade que os filhos precisam de ter junto aos pais. Pense nisso.

Bom por hoje vou encerrando por aqui. Se você também quer compartilhar suas idéias sobre filhos e educação de filhos deixe suas observações nos comentários que terei prazer em dialogar com você.
Fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário