
Sobre o capítulo 2: Os primeiros mestres.
Desde capítulo posso destacar alguns pontos que me chamaram a atenção, entre eles o ponto principal é que os pais precisam compreender a sua responsabilidade em relação a educação dos seus filhos. No dia a dia corrido em que vivemos onde as pessoas não tem tempo nem para elas mesmas, reconhecer que a responsabilidade pela educação dos filhos paira principalmente sobre os pais não é uma tarefa fácil. Acredito eu que a maioria dos pais reconhecem isso mas não conseguem se desligar do circulo vicioso onde estão inseridos, onde saem de uma educação onde seus próprios pais não conseguiam conciliar carreira, liberdade e filhos e continuam essa ciranda de tentar por eles próprios dar um futuro diferente do seu para sua família. Não que os pais em sua maioria das vezes não procurem fazer o melhor dentro de suas possibilidades, eu acredito que cada um tenta se superar a cada dia visando uma convivência harmoniosa em família mas nem sempre é possível conciliar todas as vertentes que rodeiam nosso cotidiano.
Deixo aqui alguns pontos que destaquei sobre esse capítulo para reflexão de vocês e minha também.
"O preparo que habilitará a criança a combater com êxito na luta contra o mal deve começar antes mesmo de seu nascimento."
"Uma solene responsabilidade está sobre os pais de educar os filhos de tal maneira que, ao saírem para o mundo, façam o bem e não o mal àqueles com os quais convivem."
"Devem ter como seu principal objetivo tornarem-se inteligentes quanto à devida maneira de lidar com os filhos, para que possam lhes garantir um mente sã num corpo são."
"Deus não poderá guardar do mal os filhos, se os pais não cooperam com Ele."
Se os pais sentissem que nunca estão desobrigados da responsabilidade de educar e preparar os filhos para Deus; se com fé fizessem sua obra cooperando com Deus por meio da oração e do trabalho fervoroso, teriam êxito em levá-los ao Salvador."
"Devem ensinar os pequenos a conhecer a Cristo... devem ser conduzidas a Ele e educadas para ser trabalhadoras, higiênicas e organizadas."
"O pecado permanecerá à porta dos pais, a menos que eles se controlem para se tornar mestres cristãos sábios e dignos de confiança."
"O marido e a esposa devem estar intimamente ligados unidos em seu trabalho na escola do lar. Devem ser bondosos e corteses um com outro, agindo de tal maneira que possam se respeitar mutuamente. Não devem divergir na presença dos filhos." (Orientação da Criança pags. 15 a 18).
Espero que possamos unidos em oração a Deus aprender mais sobre educação de nossos filhos nessas páginas inspiradas desse livro.
Até o capítulo 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário