Descobri que a vida é simples. Descobri que gosto de viver e que apesar de nem tudo ser como queremos, viver ainda é a melhor alternativa. Resolvi que preciso saber viver e não quero simplesmente passar pela vida. Para descobrir tudo isso eu conheci alguém que mudou minha forma de encarar a vida. Conheci a Jesus intimamente e descobrir o quanto preciso Dele para aprender a viver. E quero documentar aqui tudo que sinto, aprendo e vivo a partir dessa descoberta.
Hoje eu estou muito feliz porque amanhã Deus me deu a oportunidade de começar um estudo bíblico com uma pessoa que deseja estudar a Bíblia. Estou me preparando para esse grande momento. Esse foi o primeiro estudo bíblico que fiz, assim que comecei a frequentar a igreja adventista. Como é bom recordar as lições estudadas. Vou postar esse vídeo do Pastor Bullon para vocês também se inspirarem e estudarem suas Bíblias também.
Estudo 1
A Bíblia Sagrada
"Para Jesus, a Palavra de Deus é a fonte da verdade. Muitos estudam e não entendem. A forma correta de estudar a Bíblia é um pouco aqui e um pouco ali, sobre o mesmo assunto. Toda a Bíblia é inspirada por Deus. Não podemos tirar nem acrescentar nada às Escrituras."
Não é fácil ser cristão. O dia a dia daqueles que buscam a santificação sempre trás situações que nos levam a desanimar ou a duvidar de nossa capacidade de seguir em frente. Se confiarmos em nossas próprias forças não conseguiremos vencer as dificuldades do dia a dia. Se confiarmos em nós mesmos não poderemos conseguir a santificação.
Então como podemos fazer se não temos forças para vencer?
Só existe uma forma de trilharmos os caminhos traçados por Cristo. Somente se buscarmos o Espírito Santo para nossa vida seremos capacitados por Ele para vencermos.
Hoje escutei um sermão que me fez refletir que mesmo vivos para o mundo, podemos está mortos espiritualmente.
A pregadora usou uma ilustração para introduzir a seguinte pergunta. Qual é o peso do pecado? Você consegue sentir o peso do pecado?
Certa vez, disse ela, um pastor fez essa pergunta a uma congregação e um rapaz disse que não conseguia sentir o peso de seu pecado. O pastor então fez uma comparação.
_ Se eu colocar um peso de 500 kg sobre uma pessoa morta o que ela sentirá?
Respondeu o rapaz:
_ Nada, ela já está morta.
Prosseguiu o pastor:
_ Então, se uma pessoa não consegue sentir o peso do pecado em sua vida é porque está morta espiritualmente.
Quando escutei a conclusão dessa ilustração usada pela pregadora eu fiquei muito preocupada. Comecei a pensar que certas vezes que na correria do dia a dia eu também não consigo sentir o peso do pecado em minhas costas. Como pode não ter pensado assim antes? Como posso não reconhecer o peso do pecado, se sou apenas uma pecadora? Será que não sentir o peso do pecado significa não me reconhecer como pecadora? E me reconhecer como pecadora resume tudo de mais precioso que tenho na minha vida, reconhecer o valor do sacrifício do Meu Salvador. A ilustração foi forte demais para mim, tanto que me levou a reflexão, mas como agradeço a Deus por essa ilustração porque ela me fez enxergar várias coisas.
Não conseguir reconhecer o peso do pecado, significa não dar oportunidade para que o Espírito Santo trabalhe em nossa vida. Sem o Espírito Santo é impossível chegar a santificação e sem santificação é impossível chegar a terra prometida.
Leiamos João 16: 5-15
“5E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”
O texto usado para essa reflexão está em Romanos 8:6-17
“6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
Para que o Espírito esteja em nós é preciso buscar. E buscar envolve entrega, estabelecimento de prioridades. È necessário colocar Deus no trono de nosso coração e dá a Ele o lugar que só a Ele pertence, o primeiro lugar.
È necessário tempo com Ele em oração, não uma oração mecânica, forçada mas uma oração sincera, uma conversa entre amigos. Velhos amigos que precisam se encontrar, precisam se relacionar. Ir até Ele como um filho que precisa do colo do Pai, que precisa dos conselhos e do amor do Pai. Um filho que se reconhece como frágil e dependente.
È necessário tempo com Ele em sua Palavra, lendo-a. Não uma leitura superficial, apressada mas uma leitura planejada, com intenção de aprender, pedindo a luz do Espírito Santo para o entendimento correto.
É necessário ir a igreja, não com pensamentos de participar de um encontro social, mas buscando aquilo que só a casa de Deus pode trazer um encontro fortalecedor para a nossa fé. Não querendo assistir ao culto como quem assiste a uma palestra, mas desejoso de participar do culto com o coração livre do peso desse mundo e disposto a adorar.
Ser cristão santificado realmente não é fácil, mas se nos entregarmos verdadeiramente nas mãos de Deus, Ele irá alcançar a vitória para nós. Reconhecer que essa vitória só virá se fizermos uma escolha por ela. Reconhecer que essa escolha não é única, definitiva mas é uma escolha diária e decisiva.
A oração nossa de cada manhã deveria ser a seguinte:
Senhor,
Hoje, eu me entrego a Jesus, com meu coração cheio das mazelas desse mundo, mas confiante de que Seu Santo Espírito pode recuperá-lo.
Hoje, eu renuncio o eu e me fortaleço buscando a Sua vontade para a minha vida.
Reconheço que não sou nada sem ti e que até para buscar fazer o que lhe agrada é preciso muita oração e entrega para mudar minhas vontades mundanas.
Só hoje Senhor faça de mim um instrumento de Sua vontade.
Somente hoje Senhor, me ensine a beber em sua infinita fonte de sabedoria.
Somente hoje Senhor, fortaleça em mim o desejo de te servir, te seguir e te amar.
E amanhã Senhor me relembre que preciso buscar por tudo isso novamente.
Vamos estudar juntos um pouco desse livro tão importante para o povo de Deus nos últimos dias. Estou começando aqui uma série com os estudos bíblicos de Apocalipse do programa Bìblia fácil - programa maravilhoso da Novo Tempo vamos juntos estudar e com certeza vamos está um pouco mais instruído ao encerrarmos nosso estudo.
Muitas pessoas já me falaram que não é preciso congregar para Jesus fazer parte de nossa vida, que congregar não é sinal de que Jesus está no comando de nosso barco, que muitas pessoas são bem resolvidas em sua crença e nem por isso vão a igreja com muita frequencia ou as vezes nem vão mas na Bíblia Sagrada está escrito que é preciso congregar, esse já é motivo suficiente para congregarmos então porque se Deus falou não nos é permitido discutir porque Ele sabe o que é o certo. Eu sempre busquei congregar porque sempre me sentir muito bem no meio dos meus irmãos. Eu sei que não somos perfeitos e que as vezes ocorrem algumas estranhezas entre o povo de Deus mas qual família não tem seus contratempos, somos humanos mas estamos buscando santificação e essa é a diferença que soma em nossas vidas.
Ontem eu passei por uma experiência que me mostrou o quanto é necessário a convivência com os irmãos para nos tornarmos cidadãos do ceú. Eu percebi que esses encontros entre irmãos nos ajuda em reavivarmos nossos propósitos de servir a Jesus. Sábado dia 10 de outobro eu participei de uma maravilhosa comemoração em Belo Horizonte onde se comemorava os 60 anos da Associação Mineira Central, que é a Associação da qual pertenço, e eu percebi o quanto uma reunião de pessoas com o mesmo objetivo dá uma injeção de ânimo em nós. Você para e olha ao redor, irmãos de todas as idades, com suas limitações e ali, buscando, aquilo te enche de vontade de continuar fazendo parte disso tudo. Quando você se aventura em uma excursão com sua família da igreja, você se sente realmente parte daquilo tudo. Você se aproxima do outro e o outro começa a ser mais que alguém que você encontra alguns dias na igreja. Você percebe que todos têm suas dificuldades de seguir em frente mas que vale a pena continuar, não é só você que acredita nas páginas da Bíblia mas muitos querem como você fazer parte de tudo que a Bíblia trás.
Jesus é perfeito e sábias todas as suas orientações. Jesus sabia que somos fracos e que precisariamos uns dos outros para fortalecimento espiritual, e foi assim que nos deixou a orientação de sempre congregarmos. O congregar nos fortalece, nos faz crescer, nos faz aprender perdoar, amar, nos ensina que a vida é muito mais do que a minha vida.
Maravilhosa programação que Deus me proporcionou o prazer de participar, e maravilhosa a impressão que essa participação deixou em meu coração.
Fortalecida para mais uma semana. E você também está fortalecido (a) para a semana que se inicia? Se não quarta-feira tem cultos nas Igrejas Adventistas e você tem mais uma chance de se reunir com irmãos e se fortalecer na Palavra do Senhor.
Deixe seu comentário fale para nós que experiências boas o fato de congregar trouxe ânimo para sua vida espiritual?
Continuando com nosso grupo de estudo do livro "Orientação da criança" vários ensinamentos estão sendo adquiridos e como é bom poder participar de reuniões onde podemos orar e conversar sobre situações do dia a dia que nos aproximam como irmãos e como colaboradores que estão unidos em um único ideal.
Sobre o capítulo 2: Os primeiros mestres.
Desde capítulo posso destacar alguns pontos que me chamaram a atenção, entre eles o ponto principal é que os pais precisam compreender a sua responsabilidade em relação a educação dos seus filhos. No dia a dia corrido em que vivemos onde as pessoas não tem tempo nem para elas mesmas, reconhecer que a responsabilidade pela educação dos filhos paira principalmente sobre os pais não é uma tarefa fácil. Acredito eu que a maioria dos pais reconhecem isso mas não conseguem se desligar do circulo vicioso onde estão inseridos, onde saem de uma educação onde seus próprios pais não conseguiam conciliar carreira, liberdade e filhos e continuam essa ciranda de tentar por eles próprios dar um futuro diferente do seu para sua família. Não que os pais em sua maioria das vezes não procurem fazer o melhor dentro de suas possibilidades, eu acredito que cada um tenta se superar a cada dia visando uma convivência harmoniosa em família mas nem sempre é possível conciliar todas as vertentes que rodeiam nosso cotidiano.
Deixo aqui alguns pontos que destaquei sobre esse capítulo para reflexão de vocês e minha também.
"O preparo que habilitará a criança a combater com êxito na luta contra o mal deve começar antes mesmo de seu nascimento."
"Uma solene responsabilidade está sobre os pais de educar os filhos de tal maneira que, ao saírem para o mundo, façam o bem e não o mal àqueles com os quais convivem."
"Devem ter como seu principal objetivo tornarem-se inteligentes quanto à devida maneira de lidar com os filhos, para que possam lhes garantir um mente sã num corpo são."
"Deus não poderá guardar do mal os filhos, se os pais não cooperam com Ele."
Se os pais sentissem que nunca estão desobrigados da responsabilidade de educar e preparar os filhos para Deus; se com fé fizessem sua obra cooperando com Deus por meio da oração e do trabalho fervoroso, teriam êxito em levá-los ao Salvador."
"Devem ensinar os pequenos a conhecer a Cristo... devem ser conduzidas a Ele e educadas para ser trabalhadoras, higiênicas e organizadas."
"O pecado permanecerá à porta dos pais, a menos que eles se controlem para se tornar mestres cristãos sábios e dignos de confiança."
"O marido e a esposa devem estar intimamente ligados unidos em seu trabalho na escola do lar. Devem ser bondosos e corteses um com outro, agindo de tal maneira que possam se respeitar mutuamente. Não devem divergir na presença dos filhos." (Orientação da Criança pags. 15 a 18).
Espero que possamos unidos em oração a Deus aprender mais sobre educação de nossos filhos nessas páginas inspiradas desse livro.
Há algum tempo atrás eu comecei a fazer uma série de postagens sobre o livro Estarei pronta no sábado mas não dei continuidade, como agora quero voltar a me dedicar ao blog, resolvi voltar a escrever as séries sobre os livros. Como percebi que essa postagem sobre o o livro Estarei pronta no sábado teve muitos acessos por parte de vocês, resolvi começar por esse livro.
Para começar quero falar sobre a introdução do livro onde temos uma descrição da importância de se está pronta no sábado.
"O sábado do Senhor deve tornar-se uma benção para nós e para nossos filhos. Todos devem considerar o sábado como um dia deleitoso, um dia que Deus santificou: e assim o considerarão, se forem ensinados". Orientação da Criança, pág. 531.
Como tornar o sábado uma benção se ao chegarmos ao dia santo não temos nada no lugar e ficamos insatisfeitas com a bagunça que nos cerca. Os filhos percebem que as mães não estão animadas para a benção de poder desfutar do sábado e isso influencia toda a família. Mas toda essa frustração de não está com tudo em ordem no sábado tem jeito e é isso que esse livro se propoe a fazer, mostrar formas de se preparar para essa grande conquista.
O livro como vários sites sobre organização fala sobre planejamento, esquema para se organizar e quero durante essa semana falar aqui sobre esse planejamento das tarefas domésticas e vamos tentar chegar a um ponto de equilíbrio. Eu também como alguns de vocês preciso muito chegar ao equilíbrio doméstico e com certeza vou me agarrar a todas as dicas para que as coisas funcione aqui.
Vou terminar com a frase que encerra a introdução do livro para refletirmos até a próxima postagem:
"Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o Sábado...É possível deixar tudo preparado, se tomar isto como regra: O preparo para o sábado não começa na sexta-feira."
Ontem foi o dia de distribuição do livro missionário da Igreja Adventista de 2015 e olha esse livro me surpreendeu. Esse ano o livro veio focado em saúde, aborda de forma simples e clara o que precisamos para viver uma vida de qualidade. Vivemos em um ambiente tão tumultuado que tudo que vem trazendo até nós dicas para melhorar nosso estilo de vida se torna muito benéfico para nós. E é esse sentimento que eu senti ao ler esse livro. Dizer a vocês que eu ainda não tinha conhecimento das dicas apresentadas no livro seria mentira mas ter todas elas condensadas em um único livro foi importante para que eu refletisse sobre como tenho vivido a minha vida. Você também deve refletir ao ler essa postagem em como tem sido seu estilo de vida? Refletir em como você gostaria de está daqui a uns 10 anos? Como você acha que estará se continuar adotando seus hábitos atuais sem mudar aqueles costumes que você sabe que são nocivos mas você insisti em mantê-los? Eu também ainda tenho hábitos nocivos que insisto em conservar, sei que não me fazem bem mas não consigo deixá-los e o pior e que me trás maior resistência nessa batalha - Eu versus Eu - é a açúcar. Os doces me seduzem e sempre vencem.
A minha fraqueza não pode ser vencida com esforços humanos e sempre caio na tentação de só mais um docinho, ou só mais uma balinha. Apenas confiando no poder do Pai é que vou conseguir a vitória e o livro fala disso também de fé e esperança.
Depressão é com certeza a doença da atualidade e o livro aborda esse assunto de forma positiva e incentivadora mostrando tratamentos e hábitos que ajudam a superá-la e a evitar seus efeitos nocivos na vida do indivíduo.
Outros assuntos relacionados a um estilo de vida saudável e com qualidade são abordados no livro e para que você fique com água na boca e vontade de saber mais um pouco toda semana vou postar um trecho de cada capitulo com minhas considerações. Só que eu tenho uma novidade para vocês. Se você não teve a oportunidade de ganhar um livro desses de um irmão adventista não fique triste é só você entrar no site vivacomesperança.com.br e baixá- lo no seu computador, notebook ou smartphone. Até mais.
Não sei se já falei isso aqui no blog mas eu gosto muito de ler. Desde que comecei a ler nunca mais parei. Está certo que hoje em dia leio bem menos que há uns anos atrás mas isso se deve as tarefas do dia a dia que aumentaram e mudaram durante todo esse tempo, acredito que isso é normal e que vai ter tempos em que lerei mais e tempos em que lerei menos mas o importante é que gosto muito de ler e tenho conseguido encaixar minhas leituras nas 24 horas diárias que Deus me proporciona a cada dia. Hoje quero compartilhar com vocês algmas observações de alguns livros que estou lendo no momento e para começar vou deixar aqui minhas observações sobre o livro Orientação da Criança da escritora inspirada por Deus Ellen G. White que deixou nesse livro orientações preciosas para aqueles pais que buscam educar seus filhos de forma a estarem preparados no retorno de Jesus. Escolhi esse livro porque estou lendo-o para participar de um grupo de oração e estudo na igreja onde frequento. Para começar vou colocar aqui hoje algumas observações referentes ao capítulo 1 - A importância da escola do lar.
Hoje em dia é comum as crianças irem cada vez mais cedo para a escolinha. As mães que se veem envoltas entre seus múltiplos papéis não encontram outra alternativa que não seja a de colocar os cuidados com seus filhos nas mãos de terceiros justamente para correr atrás de uma vida melhor para sua família. Esse é o dilema da mãe moderna. Algumas mães até abrem mão de sua vida profissional para se dedicar a criação dos filhos mas até essas as vezes se veem perdidas entre a responsabilidade de ser mãe, mulher e administradora do lar. Nesse capítulo Ellen G. White deixa claro a necessidade de assumirmos nossa responsabilidade como pais, principalmente a mãe como mãe de educar seus filhos.
"É no lar que a educação da criança deve ter início... Ali tendo os pais como instrutores, a criança terá que aprender as lições que devem guiá-la por toda vida - lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio. Não permitem que a educação no lar seja considerada uma questão secundária... Aos pais é dada a missão de moldar a mente dos filhos. O lar pode ser uma escola em que as crianças são verdadeiramente moldadas no caráter, a semelhança das colunas de um palácio. Jesus adquiriu Sua educação no lar. A mãe foi Sua primeira professora humana." Orientação da criança - pags. 12, 13 e 14.
Os conselhos estão aí para nos orientar os filhos precisam do carinho e dedicação dos pais. É necessário aos pais ter tempo de qualidade para está com seus filhos, é necessário planejar e organizar a rotina das crianças, verificar o que elas estão vivenciando sendo na escolinha ou com uma cuidadora ou até mesmo sob os cuidados de avós ou da própria mãe. A educação começa no lar e todo momento é hora de educar e ensinar aos filhos. E ao contrário do que possa parecer nesse mundo capitalista em que vivemos a formação do caráter de seu filho depende daquilo que você transmite a ele quando pequeno, portanto cuidado com aquilo que está sendo oferecido aos seus filhos para sua educação.Lições de respeito, obediência, reverência e domínio próprio são aprendidas na "escola do lar e não na escola onde seu filho vai para aprender a ler e escrever.
A professora de seu filho não está ali para formar o caráter da criança e sim para capacitá-lo para o mercado de trabalho que o espera futuramente.
Não estou querendo dizer com isso que as mães devem abandonar seu trabalho para se dedicar exclusivamente aos filhos. Por favor, não é isso que quero dizer porque isso tem que ser observado de acordo com o padrão de vida de cada família e também não é quantidade de tempo e sim tempo de qualidade que os filhos precisam de ter junto aos pais. Pense nisso.
Se quiser acompanhar essa leitura comigo no site centrowhite.org.br voce tem acesso a vários livros da escritora Ellen White para baixar e ler gratuitamente inclusive esse livro que estamos nos refererindo aqui.
Bom por hoje vou encerrando por aqui. Se você também quer compartilhar suas idéias sobre filhos e educação de filhos deixe suas observações nos comentários que terei prazer em dialogar com você.
Continuando nossa postagem de ontem, vamos continuar pensando na vida da mulher do fluxo de sangue de Mateus 9:19-22. Imaginem os pensamentos que rondavam a cabeça daquela mulher. Ela não podia se misturar no meio da multidão porque era considerada uma mulher impura mas ela estava ali misturada a multidão e buscando por um milagre. Ela sabia que poderia ser punida por seu ato, ela não podia tocar em Cristo porque era impura mas o tocou. Ela sabia e acreditava que com apenas um toque em suas vestes, Ele a curaria - isso é fé, isso é o poder da fé - leiamos Lucas 8:45-48. Jesus mostrou que é preciso tornar público nosso amor e nossa fé para que o milagre seja completo e aquela mulher mesmo com medo declarou a todos que Jesus a curou e eu? Será que tenho tido a coragem de declarar aos outros que Jesus é o meu Salvador, meu mantenedor? E que sua graça é capaz de tornar meu coração cheio de pecados que o tornam impuro em um coração limpo e puro? Será que minha fé é suficiente para entrar no meio da multidão e declarar que Jesus é meu Salvador?
Essas duas passagens me tocaram profundamente mas antes de encerrar gostaria de falar de mais uma passagem que me preocupa profundamente quando penso em nós que estamos aqui com Jesus ao nosso lado. Essa passagem encontra-se em Mateus 8, Marcos 4 e Lucas 8 vamos ler Lucas 8: 22-25. Jesus estava no meio dos discípulos, aqueles que presenciaram todos os milagres e maravilhas feitas por Jesus, aqueles que o acompanhavam diariamente e mesmo assim eles não confiaram em seu poder para os salvar. Ao chegar a tempestade tiveram medo e pensaram que iriam afundar mesmo com Jesus ao lado. E Cristo os perguntou onde está a sua fé? E eu nos pergunto onde está a nossa fé diante das tempestades da vida? Onde está a fé que nos impulsiona a mudar de vida como Zaqueu e a confiar e crer como a mulher do fluxo de sangue? Onde está a fé que nos leva a declarar que o poder de Deus é maior que a turbulência.
Se minha fé vacila é preciso buscar, passar mais tempo com Jesus, se as dificuldades crescem mais é preciso buscar sua presença em minha vida. Não um buscar ficar na presença do Senhor mas não o senti-lo comigo porque senão ficaria igual aos discípulos, juntos de Jesus e mesmo assim separados Dele pelo medo, pela falta de fé. A fé só cresce pelo buscar como já vimos na Palavra de Deus e será que o que me falta é buscar mais e procrastinar menos? Buscar mais e me ocupar menos com coisas secundárias que me afastam de meu Salvador.
Essa longa reflexão faz parte de minhas considerações acerca dos meus estudos a Palavra do Senhor espero que outras pessoas que me acompanham aqui no blog possam também refletir sobre como anda sua busca por Cristo se essa busca faz diferença ou não está sendo suficiente para te preencher com o amor que vem Dele. Comente, sua opinião é muito importante para mim. Um abraço.
Você já parou para pensar em o que você busca quando chega a procurar por Jesus? Todos nós temos muitas buscas em nossas vidas, buscamos sucesso, dinheiro, felicidade, reconhecimento, amores enfim buscamos preencher um vazio que existe dentro de nós. E só quando somos levados a conhecer Cristo é que esse vazio começa a ser preenchido. Perto do que Cristo representa para nós todas essas buscas humanas ficam tão pequenas, insignificantes. Quando buscamos pelo Salvador, buscamos por uma paz interior que não podemos explicar e chegamos a conclusão que só existe uma forma de preencher o vazio interior que chega a nos sufocar. Só mesmo uma força inexplicável aos olhos humanos pode nos preencher definitivamente e a Palavra do Senhor - a Bíblia - nos diz que essa força se chama fé.
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Hebreus 11:1
Se precisamos sempre buscar por algo que nos preencha e sabemos que somente pela fé seremos completados, então as perguntas que precisamos responder é : Como ter fé? E ter fé em quê?
Fé em um Salvador com um amor inexplicável que tomou os meus pecados e morreu para mim salvar, fé em um amigo que não desiste de mim mesmo quando eu me afasto e não quero conversa, fé em um Pai que não me abandona nem mesmo quando tomo caminhos errados, fé no Criador, no dom da vida, fé no inexplicável mas presente em minha vida.
Como então reconhecer um Deus maravilhoso assim e se entregar sem ressalvas a esse amor. A Bíblia diz que somente pelo conhecer posso me dar conta de como preciso ter fé nesse Pai, Amigo e Salvador.
"E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus." Romanos 10 :17
Buscando a Palavra do Senhor me deparei com três milagres feitos por Jesus que me chamaram a atenção.
O que chamou a minha atenção foi o fato de que essas narrativas têm haver com fé que leva a ação, ou seja tenho fé por isso busco a Cristo e Ele somente Ele me transforma.
A primeira passagem bíblica que quero destacar aqui hoje está no Evangelho segundo Lucas no capítulo 19: 1-10 uma passagem muito conhecida conta a história de um homem maioral dos publicanos (nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano), rico. Que apesar de sua baixa estatura procurava uma forma de ver a Jesus. Como uma multidão cercava a Jesus, ele resolve então subi em uma sicômoro (árvore pequena, tipo rasteira cujo o tronco principal é pequeno mas suas ramificações são grandes e inclinadas o que facilita tanto a subida como a descida sobre elas) para ver o Mestre passar mas qual foi sua surpresa como também da multidão quando Jesus anunciou que iria ficar em sua casa naquele dia.
Zaqueu ouviu sobre Jesus e buscou conhecê-lo melhor, ele era um homem que se enriqueceu desonestamente, homem que se aproveitava do próximo para obter vantagens próprias mas apesar de sua condição de pecador reconhecido por aquele povo ele resolveu que iria buscar ver Jesus - como o coração pecador daquele homem se tocou quando ficou sabendo do amor de Jesus. Se Ele te chamar não endureça o seu coração apesar de toda as circunstancias ao seu redor.A multidão não foi empecilho para Zaqueu, ele conseguiu contornar a multidão. A multidão de problemas, de afazeres, de divertimentos não devem ser razoes suficientes para nos afastar do nosso Mestre amado.Zaqueu acreditou e buscou e foi transformado pelo poder do amor de Cristo.
A segunda passagem se referi a mulher com o fluxo de sangue. Essa história eu encontrei em três evangelhos Mateus, Marcos e Lucas vamos acompanhar a narrativa do evangelho de Mateus 9:19-22. Essa mulher mostra que mesmo diante as dificuldades Cristo é vivo e presente em nossas vidas. Seu poder é capaz de nos alcançar em qualquer circunstância. Ela vivia reclusa em um local reservado para que as mulheres ficarem durante seu fluxo menstrual, porque nesse período a mulher era considerada impura para ficar junto a sociedade mas como ela tinha essa doença, uma hemorragia constante ela não podia sair dali era considerada impura constantemente. A Bíblia diz que já haviam 12 anos que ela estava ali. Já parou para pensar no que seria a vida daquela mulher há anos afastada dos amigos, parentes, sem poder ir ao trabalho, a escola, a igreja, apenas convivendo com as mulheres que passavam por ali? Vemos que ela tinha tentado de tudo para se curar porque a Bíblia diz que ela havia gastado todos seus bens em busca da cura. Não se sabe como ela ouviu falar de Jesus mas com certeza foi através das mulheres que iam ao local de reclusão em que ela ficava. Ela ouviu e acreditou, ela ouviu e teve fé, ela ouviu e resolveu que não ficaria ali sem tentar, sem buscar por Jesus. Ela decidiu enfrentar todas as dificuldades e todos os empecilhos para chegar até Cristo. Vou dividir essa postagem em duas porque sinto que ele está ficando muito grande, amanhã postarei o restante para terminarmos as considerações sobre essas histórias tão lindas sobre fé. Não fique sem acompanhar.
A Semana Santa 2015 começou e você não pode ficar de fora dessa. Se você não teve a oportunidade de participar de um pequeno grupo não desanime acompanhe aqui no nosso blog os vídeos da Semana Santa.
Aqui no blog Sou adventista e agora? vocês sempre acompanham as fotos fofinhas dos gatinhos da Toca dos gatinhos e esse ano não será diferente. Hoje resolvi postar o vídeo acima para mostrar mais aos leitores do blog sobre esse lindo projeto. Os gatinhos e também todas as outras criaturas de Deus merecem nosso respeito e cuidado. Conheça essa linda iniciativa você também,
A Palavra de Deus sempre nos trás
lições quando paramos para pensar na vida daqueles aos quais, Deus escolhe para
que seus propósitos se concretizem entre seu povo. O que você espera de um
homem que Deus escolheu para ser um instrumento de sua vontade? Será que esse
homem precisa ser perfeito, santo e não cometer erros?
Qual é a razão que leva Deus a
escolher pessoas para a sua obra? O que precisamos saber para nos colocar a
disposição do Senhor para trabalhar na sua seara?
Hoje gostaria de falar com vocês
sobre Abraão. Homem que vivia em um meio como o que vivemos hoje em dia, no
meio de um povo envolvido em idolatrias, as idolatrias tinham tomado conta
daquelas pessoas como hoje em dia tem tomado conta das pessoas também. As
pessoas idolatram outras pessoas, dinheiro, status, deuses de “ouro” e às vezes
idolatram até a elas mesmas. Abraão apesar de conviver em um ambiente idolatra
porque mesmo sua família se encontrava em meio a idolatrias como vemos em Josué
24:2. Abraão foi escolhido por Deus para ser o guardador de sua lei para as
gerações futuras.
Deus sempre manteve remanescentes
para servi-lo e preservar a revelação de sua vontade. E Abraão foi escolhido em
sua época para revelar ao Deus eterno. Hoje em dia Deus ainda escolhe entre
toda essa idolatria em que vivemos pessoas que possam revelar a sua vontade a
outros. Ele nos chama a sermos fieis como Abraão e a levar sua vontade à
frente. E para que nos tornemos servos do Senhor não é preciso sermos santos
mas é preciso termos vontade, vontade de mudar, vontade de segui-lo e
principalmente estarmos preparados para fazermos escolhas. Escolhas nem sempre
serão fáceis, Abraão teve que sair da sua terra, do meio da sua parentela como
vemos em Genesis 12:1. Nem sempre fazer a vontade de Deus é fácil – se desligar
de sua vida anterior, deixar velhos hábitos, costumes, mas Deus tinha um plano
para Abraão e se ele continuasse no meio em que vivia com os costumes e
influências que ele ali tinha não estaria habilitado para a promessa que Deus
fez a ele. (Genesis 12:2, 3).
“Não fora uma pequena prova aquela a que foi submetido Abraão, nem
pequeno o sacrifício que dele se exigia. Fortes laços havia para o prender ao
seu país, seus parentes, seu lar. Ele porém não hesitou em obedecer ao chamado. Não se questionou quanto ao que estava por
vir. Deus falara, e seu servo devia obedecer, o lugar mais feliz da Terra para
ele seria aquele em que Deus quisesse que ele se achasse.”( Patriarcas e
Profetas, pág 81, parágrafo 2).
Hoje em dia Deus tem provado seu
povo com a Abraão, através de sua palavra ou de sua providência Deus tem nos
chamado a abandonar o que nos afasta Dele. Pode ser uma carreira, riquezas,
conforto, amigos não sei o que te impede de se consagrar a Cristo, mas o Pai
nos chama e não se esquece de suas promessas.
“Ele os chama para fora das influências e auxilio humanos, e os leva a
sentirem a necessidade de Seu auxílio, e a confiarem Nele somente, para que Ele
possa revelar-se-lhes. Quem está pronto, ao chamado da Providência, para
renunciar planos acariciados e relações familiares? Quem aceitará novos deveres
entrará em campos não experimentados, fazendo a obra de Deus com um coração
firme e voluntário, considerando por amor a Cristo suas perdas como ganho?
Aquele que deseja fazer isto têm a fé de Abraão, e com ele partilhará daquele “peso eterno de
glória mui excelente”. (2 Co 4:7), com o qual “as aflições deste tempo presente
não são para comparar”. (Rm 8:18). (Patriarcas e Profetas, pág 81,
parágrafo 3)
Apesar de ser uma referência em
relação à fé para todos nós, Abraão é considerado o pai da fé e foi considerado
pelo próprio Deus como seu amigo (Tiago 2:23). Abraão teve seus momentos de
lutas, sacrifícios e privações. Quem disse que seguir a Cristo não irá te
trazer sacrifícios, provas e lutas. Jesus disse “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo
tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33. E Abraão
também vacilou quanto a esperar para que as promessas do Senhor se cumprissem
em sua vida, vacilou também quanto a confiar na proteção divina como quando
mentiu para o rei do Egito quanto sua relação com Sara dizendo que ela era sua
irmã para que o rei não o quisesse matar. Deus mesmo diante do erro de Abraão
não desistiu dele e o protegeu e a Sara também desfazendo a mentira e fazendo
que o rei do Egito lhe devolvesse a mulher e não o punisse pela mentira.
(Genesis 12:18,19).
Deus nos protege de nós mesmos quando
fracos vacilamos em nossa fé,Deus não nos abandona na hora da dúvida, da
angústia mas Ele não escolhe por nós e nem sempre cair e sair dos caminhos do
Senhor não trará conseqüências para nossas vidas e daqueles que amamos.
Outro erro de Abraão foi tentar fazer
com que a promessa do Senhor se cumprisse em sua vida quando ele queria.
Cansado de esperar pelo herdeiro prometido ele aconselhado por sua esposa já
avançada em idade resolveram que seria melhor que ele tomasse a Agar escrava de
Sara sua esposa como mulher para que essa pudesse dá a luz ao filho da promessa
de Deus a Abraão. Esse costume era comum naquela época, mas nem por isso, essa
artimanha foi aprovada por Deus e esse ato trouxe conseqüências desastrosas
para Abraão e sua família. Por que pensamos sermos capazes de ajudar Deus a
cumprir seus propósitos em nossas vidas? Será que Deus não é capaz de sozinho
concretizar seus planos em nossa vida? Por que é tão difícil esperar? Por que é
tão difícil ser paciente? Esperar e confiar? Apenas confiar no poder de Deus?
A promessa do Senhor a Abraão de que
ele teria um filho podemos ver em Genesis 15: 1 a 6 e o plano de Abraão e Sara
para que a promessa do Senhor se cumprisse em Genesis 16 a partir do versículo
1 até o 4.
Acontece que o erro trouxe
conseqüências a família e Agar passou a desprezar sua senhora por se achar mais
importante por ser a mãe do filho da promessa e isso fez com que Sara colocasse
Abraão em uma situação difícil quanto a decidir o que fazer com Agar.
Deus mais uma vez teve misericórdia e
fez com que Agar entendesse seu lugar frente aquela família e novamente trouxe
conforto à família. Continuando a ler o relato da vida de Abraão vemos que Deus
mostra a ele que o filho que ele teve com Agar não é o filho da promessa do
Senhor e que o filho da promessa virá de sua esposa Sara no tempo estabelecido
por Deus. E quando finalmente nasce o filho de Abraão e Sara: Isaque – Agar e
sue filho Ismael são acometidos por sentimentos de inferioridade e ciúmes o que
trás a família problemas de relacionamento novamente.
Nesse momento Sara novamente coloca
Abraão em situação difícil não querendo mais a presença de Ismael e Agar no
meio deles. Aqui já nos encontramos em Gênesis 21:8 e Abraão que apesar de ter
cometido erros sempre foi fiel a Deus e a seus propósitos em sua vida e também
era um homem de oração pois sempre que a um lugar chegava construía altares ao
Senhor. Ele foi pedir a Deus que resolvesse mais uma vez esse dilema. E Deus
disse a ele que fizesse o que Sara queria, mas que Deus não deixaria Ismael
desamparado. Quanto sofrimento poderia ter sido evitado a Abraão se ele não
tivesse passado na frente de Deus para que as coisas acontecessem em sua vida.
Qual foi a angústia daquele homem ao ter que deixar para trás seu filho Ismael
mesmo sabendo que Deus cuidaria dele. Quanto sofrimento podemos evitar se
resolvermos seguir a vontade do Senhor e não sair dos seus caminhos e também
tivermos paciência de esperar que o Senhor cumpra suas promessas em nossas
vidas. Sempre que buscamos agir sem Deus erramos e mesmo que a solução apareça
em um primeiro momento o erro será cobrado com sofrimento e angústia depois.
“Deus
havia chamado Abraão para ser o pai dos fieis e sua vida devia ser um exemplo
de fé para as gerações subseqüentes. Mas sua fé não tinha sido perfeita.
Mostrara falta de confiança em Deus, ocultando o fato que Sara era sua esposa,
e novamente com o seu casamento com Agar. Para que atingisse a mais elevada
norma, Deus o sujeitou a outra prova a mais severa que o homem jamais foi
chamado a suportar. Em uma visão da noite foi-lhe determinado que se dirigisse
a terra de Moriá, a ali oferecesse seu filho em holocausto sobre o monte que
lhe seria mostrado. (Patriarcas e Profetas pág 99, 1º parágrafo.)
Quanta angústia e sofrimento se
passaram depois dessa determinação, mas Abraão permaneceu firme em sua
obediência a Deus e foi até o fim em seus propósitos de servir ao Senhor e no
último momento Deus teve misericórdia dele e proveu um cordeiro para o
holocausto (Genesis 22:11 a 13). Ali foi mostrado o quanto Abraão era um homem
de fé, fiel e temente a Deus. E ali também foi mostrado o quanto Deus nos ama e
quer o nosso melhor.
Talvez você também se encontre em uma
situação que não ver mais jeito. Talvez você esteja sendo chamado a sacrifícios
que você se acha incapaz de realizar. Talvez sua angústia pareça não ter mais
solução, mas é aí quando os olhos humanos não conseguem mais achar solução que
Deus começa a atuar.
Deus chama para o servir pessoas
simples como Abraão, Deus quer que o siga pessoa que erram e que sofrem, que
vivem envoltas em um mundo perdido e idolatra mas que o temem como Abraão, o
busquem como Abraão buscava em oração e que o obedeçam não porque têm medo de
não ser salvos, não porque buscam um Deus que vai lhes trazer riquezas ou
satisfação de seus desejos mas o obedeçam porque o amam, acima de tudo porque o
amam.
Referências: Bíblia Sagrada - Gênesis e Patriarcas e Profetas - Ellen G. White.
Oportunidades de nos encontrarmos mais perto de Jesus sempre nos são apresentadas, mas infelizmente nem sempre estamos com o coração sensível para aproveitá-las nas tive uma oportunidade de me aproximar de Deus através do jejum dos sentidos. Você também pode ter a sua oportunidade. 10 dias de oração e 10 horas de jejum - do dia 19/02 a 28/02/2015 a Igreja Adventista estará envolvida em um projeto muito especial de aproximação a Deus através da oração e do jejum. Segue abaixo o resumo do programa:
"De 19 a 28 de fevereiroestaremos unidos em oração para que Deus nos transforme e possamos estar cada dia mais próximos dEle.
Você pode acompanhar os temas aqui abaixo e usar em suas redes sociais a hashtag #10DiasDeOração pra fazer parte deste movimento e divulgá-lo para seus amigos, assim aumentamos nossa corrente de oração e juntos buscaremos mais ao Senhor.
Abaixo seguem os temas de cada dia. No último dia, sábado (28/02), aqueles que puderem também participarão de um jejum. Neste dia, você pode jejuar conosco. Caso tenha dúvidas sobre isso, clique aqui e aprenda um pouco mais sobre como jejuar.
1º Dia, 19/02, quinta-feira – Orar por firmeza na busca constante de Deus
2º Dia, 20/02, sexta-feira -Orar por humildade e dependência de Deus em tudo
3º Dia, 21/02, sábado – Orar para que Deus nos use pra falar do Seu amor
4º Dia, 22/02, domingo – Orar pela vitória sobre as tentações e o pecado
5º Dia, 23/02, segunda-feira -Orar por milagres reais
6º Dia, 24/02, terça-feira – Orar por perseverança espiritual
7º Dia, 25/02, quarta-feira – Orar pelo perdão divino
8º Dia, 26/02, quinta-feira – Orar para que amigos e parentes aceitem a Jesus
9º Dia, 27/02, sexta-feira -Orar em gratidão pela proteção do Céu
10º Dia, 28/02, sábado (ORAÇÃO E JEJUM COLETIVO) -Orar por nossa preparação para os eventos finais" (fonte: Site Rádio Novo Tempo).
Pensando nesse projeto eu me fiz um desafio, talvez o mais difícil que já ousei pensar mas que Deus sabe que é do que preciso. Irei passar os 10 dias sem colocar em minha boca açúcar branco. Irei utilizar moderadamente apenas açúcar mascavo e a açúcar das frutas.Será difícil porque sou apaixonada por doces mas preciso me livrar desse vicio e vou usar a oportunidade para isso.
Faça você também seu desafio. Se desafie a não usar, ou ver, ou escutar algo muito importante para você e veja Deus fazer diferença em sua vida. Faça também o desafio dos sentidos.
Hoje é dia de refletir e recarregar as energias porque temos uma nova semana inteira para fazer diferente, para dá uma guinada em nossa vida ou para continuar tudo como está. Ainda bem que apesar de desconhecida essa nova semana uma coisa é certa Deus cuida de nós.
Que nós possamos sentir o cuidado de Deus por nós em todos os momentos de nossa vida.
Feliz Semana.
domingo, 18 de janeiro de 2015
Para começar bem a semana nada como estudar a Palavra de Deus e se você tiver um guia de estudo então aí sua semana está completa . Lição da Escola Sabatina esse é meu guia favorito de estudo da Bíblia, se você não tiver basta entrar no site www.adventistas.org/escolasabatina e você também terá a oportunidade de acompanhar esse guia de estudo diário da Palavra do Senhor.
Hoje é sexta-feira dia de desacelerar para esperar pelo dia do Senhor. O que você faz para esperar esse grande dia? Eu tenho deixado minhas horas de folga na sexta para preparar algo gostoso para as refeições de sábado. Sempre preparo bolos e pães e também uma torta e uma sobremesa para almoçarmos no sábado. Deixo também algo gostoso para nosso culto de por do sol Onde cantamos. oramos e também lemos uma meditação e uma parte da Palavra de Deus. E você o que tem feito para receber o dia do Senhor?
Feliz Sábado para todos vocês, experimente receber o sábado com uma festa espiritual e sinta a diferença desse momento de comunhão em sua vida.
Apesar que ter me afastado tanto do blog ultimamente não me esqueci dele nem um momento. Sempre me lembrava do quanto escrever aqui mesmo sem saber aonde ia dar tudo isso me faz bem.
Vejo que escrever aqui é uma forma de documentar cada mudança, cada aprendizado, cada experiência que vivo em minha vida. Vejo que o blog reflete aquilo que se passa comigo no momento. Sei que estou em um momento de minha vida em que é preciso amadurecer. Já estou na faixa dos trinta anos e penso que isso é uma grande responsabilidade. Responsabilidade de fazer bem feito, de aceitar os acertos e de reconhecer os erros. Responsabilidade de ser exemplo para os mais novos apesar de ser tão imperfeita. Responsabilidade de seguir os passos do meu Salvador e buscar o domínio próprio para não cair nos mesmos erros novamente. Acredito que seja essa a minha realidade. A palavra chave para a minha faze atual é essa domínio próprio. Vontade de mudar deixando o errado para trás e correndo atrás do certo e acredito que isso seja amadurecer. Atingir a maioridade não é sinônimo de amadurecimento, Se tornar pai ou mãe também não e muito menos adquirir alguns fios brancos na cabeça significa que amadurecemos. Amadurecimento significa mudar a forma de encarar a vida e acho eu que finalmente estou chegando lá. Não que eu pense que as mudanças vão me tornar uma pessoa mais séria ou centrada mas com certeza vão me ensinar a ser uma pessoa melhor.
Visando tudo isso informo que o blog irá ganhar novos focos durante esse ano. Espero buscar me dividir mais com os leitores e também espero que vocês participem mais deixando seus comentários e sugestões. Quero me organizar melhor durante esse ano para ter mais postagens a publicar. Quero ter pelo menos 2 postagens publicadas por semana aqui nesse espaço.
Mais para que meus planos para o blog deem certo e necessário que esse projeto esteja inserido nos planos de Deus para minha vida e como eu gosto muito aqui desse espaço vou orar ao Senhor para que Ele continue me inspirando para as postagens aqui publicadas.
Para começarmos bem esse ano de 2015 vamos fazer uma boa faxina e mandar embora tudo que consideramos tralha na nossa vida, tanto fazer uma faxina nas tralhas físicas, que podemos ver e tocar como também uma faxina naquilo que povoa nossos pensamentos e que atrapalham o nosso agir em busca de vivermos melhor. Vamos fazer desse destralhamento um desafio para esse primeiro mês do ano.
Vamos lá 2015 já chegou...